Santa Casa e IPE – Saúde do RS assinam contrato de extensão dos serviços de oncologia para Unidade Oncológica “Marina Ramos”

“Na vida todos nós temos que ter um sonho e uma vontade para sempre chegarmos a uma grande vitória como estamos obtendo neste momento” frisou o Provedor da Santa Casa ao ser oficializado a assinatura do contrato de extensão dos serviços de oncologia da Unidade Oncológica “Marina Ramos” da Santa Casa com o Instituto de Previdência do Estado (IPE – Saúde) do RS. O ato histórico aconteceu no final da quinta-feira (03/10) no Salão Nobre da Santa Casa, com a presença do Presidente do IPE-Saúde – Marcos Vinícius de Almeida, Prefeito Municipal – Rossano Gonçalves, Secretário Municipal de Saúde – Dr Ricardo Coirolo, Dra. Fabiana Gallon – Exma. Juíza do Trabalho e Coordenadora da Protege em São Gabriel, vereador Márlon Maciel – representando o Poder Legislativo, Secretária de Saúde de Rosário do Sul – Karla Rosane da Fontoura; Chefe de Gabinete do deputado Frederico Antunes – Ernani Ruschel, entre outras autoridades.

Em sua manifestação, o Provedor Dotto fez um breve relato de apresentação ao Presidente do IPE-Saúde sobre toda a estrutura do hospital, incluindo parte física, médicos, capacidade de internação, equipamentos de última geração, convênios atendidos na Santa Casa além de salientar que a Instituição Histórica também é referência em atendimentos de alta complexidade em algumas especialidades Ele efetuou vários agradecimentos, entre eles, aos integrantes da Mesa Administrativa, médicos, a Prefeitura Municipal, colaboradores em geral. Em relação a Unidade Oncológica, o Provedor ressaltou a importância do Ministério do Trabalho nas pessoas do Exmo. Dr. Eduardo Duarte Elyseu que viabilizou um recurso de R$ 216 mil para aquisição de mobiliários para a Unidade e que anteriormente já haviam proporcionado a aquisição de uma ambulância e de um equipamento para Densitometria Óssea para a Santa Casa; também agradeceu a Liga de Combate ao Câncer que disponibilizou auxílio financeiro para a compra de geladeira, cobertores, etc. Dotto explicou ainda que a Unidade Oncológica está em funcionamento há três meses atendendo pacientes de forma particular com a equipe multidisciplinar completa que também é uma das exigências do Ministério da Saúde para habilitação dos referidos serviços pelo SUS onde a Santa Casa será referência para seis cidades da região. Dotto enfatizou ainda que está em fase de licitação as reformas da Unidade Cirúrgica e também da Maternidade que juntas deverão custar aproximadamente R$ 1.200 mil sendo que deste valor estão asseguradas emendas parlamentares de R$ 700 mil e o restante deverá ter contrapartida financeira pela Santa Casa. “Ainda temos também já aprovados os Projetos de ampliação do Centro Clínico e do Bloco Cirúrgico. Somos aqui uma grande família que cuidamos de uma grande família que é a família gabrielense e também de outras tantas que são famílias da nossa região”, afirmou o Provedor.

Ele informou que na próxima semana juntamente com o prefeito Rossano e o secretário Ricardo Coirolo estarão em Porto Alegre na Secretaria Estadual de Saúde e na sequência em Brasília na busca da agilização dos trâmites burocráticos para em breve a Santa Casa ser credenciada a prestação de serviços oncológicos aos usuários do SUS Após a assinatura do Contrato,, o Provedor Dotto entregou ao Presidente do IPE o pedido para que a Santa Casa seja reclassificada da Categoria “C” para a “A” no Instituto, inclusive no documento especificou em detalhes todas as justificativas que comprovam que o hospital reúne todas as condições para tal reclassificação.

O Presidente do IPE-Saúde – Marcos Vinícius disse que o relato do Provedor sobre o histórico da Santa Casa foi o fator decisivo para a Assinatura do Convênio e que encontrou uma Santa Casa super qualificada em todos os sentidos e também tem conhecimento dos relevantes serviços prestados pela Instituição centenária em São Gabriel e que a Santa Casa está sempre de braços abertos para toda a região e que o referido Contrato vêm qualificar ainda mais a imagem do IPE. “Assumimos o Instituto apenas há 60 dias, e estamos buscando ações de fortalecimento e de reestruturação do mesmo. Estou muito contente e fiz questão de estar aqui hoje para esse momento importante. Tudo isso é uma prova concreta do esforço e trabalho de todos da Santa Casa Em relação a reclassificação solicitada, afirmo que vou tratar com muita atenção e prioridade pois temos grandes desafios para 2020 como fazer uma reclassificação do SUS para os hospitais do Estado e também proporcionar prêmio por mais produtividade aos médicos que são credenciados ao IPE” afirmou o Presidente.

Por sua vez, o prefeito Rossano reafirmou a parceria com a Santa Casa e disse estar muito realizado por aquele momento de consolidação de um serviço que “nenhum de nós gostaríamos de usar, mas que infelizmente, muitas pessoas necessitam enfrentar o tratamento da doença e necessitam de muito apoio e carinho. Aprendi que se formos perseverantes sempre tornaremos os sonhos em realidade. Começamos a tratar do credenciamento no SUS ainda em 2016 e continuou nos primeiros meses de governo em 2017.

Ao final, também foi feita uma visitação as instalações da Unidade Oncológica “Marina Ramos”. Também prestigiaram o ato: Agripino Azambuja e Edemar Richter (ambos Provedor e Administrador do Hospital de Rosário do Sul), Direção e Integrantes da Liga Feminina Gabrielense de Combate ao Câncer, vereador Marcos Vieira, vereador Danúbio Barcelos (Santana do Livramento), Secretário Municipal da Fazenda – Artur Goularte, Chefe de Gabinete – Rafael Gonçalves, entre outros.