Santa Casa apresenta infraestrutura e equipe médica da Unidade Oncológica “Marina Ramos” para a imprensa e convênios

“Uma manhã histórica para a comunidade de São Gabriel e Região, pois nosso sonho está há pouquíssimo passos de se tornar realidade e evitar os transtornos de longas viagens para os pacientes que precisam realizar sessões de quimioterapia em um momento sensível e de sofrimento em suas vidas. O esforço é total para por em prática os serviços de quimioterapia em nossa Santa Casa, pois fazem parte deste sonho: a Mesa Administrativa do hospital, as forças vivas da comunidade, entidades filantrópicas, empresários e Poderes Constituídos, como: a Prefeitura Municipal e o Poder Legislativo, Governos Estadual e Federal, entre outros tantos colaboradores”, disse o Provedor – Luiz Carlos Venturini Dotto em sua manifestação no final da manhã da última quarta-feira (15/05), durante a apresentação para a imprensa e convênios, de toda a infraestrutura da Unidade de Oncologia “Marina Ramos”, situada no local onde antigamente por muitos anos esteve funcionando o Pronto Atendimento 24 hs.

Conforme o Provedor, o referido investimento totalizará R$ 1,7 milhões da Santa Casa e a empresa Pré-Fórmula – contratada pela Santa Casa – e que já está investindo no empreendimento, sendo a responsável pela produção e manipulação dos medicamentos oncológicos, pelo sistema de miligramagem, que evita o desperdício e fornece ao usuário somente a dose necessária para seu tratamento, e que segundo foi afirmado durante vistoria realizada pela Vigilância Sanitária Estadual, será o sistema mais moderno do Rio Grande do Sul.

Dotto enfatiza a parceria constante da Prefeitura Municipal através do prefeito municipal Rossano Gonçalves e da Secretaria Municipal da Saúde na pessoa do secretário e médico Dr.Ricardo Coirolo.

O Provedor ressalta que juntamente com a Prefeitura Municipal estão na busca constante para a consolidação da Unidade Oncológica no que tange aos credenciamentos junto aos Governos Estadual e Federal. Dotto afirma: “Com esta união várias etapas já foram vencidas sendo que ao final, quando os serviços estiverem totalmente em funcionamento beneficiarão 11 municípios da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Mais uma vez, como forma de transparência para a comunidade, o provedor disse que a Santa Casa obrigatoriamente deverá atender a Portaria nº 140 do Ministério da Saúde (MS), que determina que o serviço atenderá pelo SUS somente após estar em pleno funcionamento, bem como, posteriormente serem cumpridas todas as etapas do seu credenciamento. Ele também justificou à imprensa o atraso em três meses para a conclusão da obra, tendo em vista sua paralisação temporária onde foi realizada neste período uma revisão minuciosa nos contratos com as respectivas empresas contratadas para a execução das reformas e adequações da referida Unidade Oncológica.

Durante o evento também foi apresentada toda a equipe que estará diariamente prestando os serviços na referida Unidade. O Provedor Dotto, assim como o prefeito Rossano e o secretário Coirolo fizeram questão de também agradecer a importante colaboração do empresário Benedito Franco, pois por intermédio do mesmo foi possível o contato com a empresa paulista Pré-Fórmula.

O prefeito Rossano ressaltou que a Unidade Oncológica Marina Ramos se tratava de um sonho da comunidade gabrielense e de que também era um compromisso que ele mesmo fez na época da campanha eleitoral, a qual foi vitorioso e pôde dar sequência nesta promessa agora em sua Gestão.

Ao final da apresentação, o Provedor Dotto confirmou que brevemente será realizada a inauguração oficial da Unidade Oncológica, e que o evento, será aberto para toda a comunidade.