A Administração e Provedoria juntamente com o Corpo Clínico e Coordenação de Enfermagem permanecem preocupados com todos os cuidados necessários e de extrema relevância relacionadas à prevenção da disseminação da COVID-19.
Segundo informações da Enfermeira – Gabriela Manfio Pohia – Coordenadora de Enfermagem da Santa Casa, continua em vigência a determinação de que a troca de acompanhantes dos pacientes seja realizada somente nos horários das 7hs e 19hs.
A Enfermeira destaca também que está permitido acompanhantes para pacientes previsto nas Leis 11.108/2005 que garante as parturientes o direito a presença de acompanhantes durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), Lei 10.741/2003 – Estatuto da Pessoa com Deficiência e Lei 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente. Ela também salienta que em casos especiais, estes, serão analisados pelo Serviço Social do hospital. A Enfermeira Gabriela Pohia enfatiza que os Setores de Isolamento, como: Classe A e UTI COVID estão com a permanência de acompanhantes expressamente proibidas.
Por sua vez, o Provedor – Cilon Lopes de Siqueira conta com a compreensão de todos, visto que tais medidas foram tomadas para prevenção de todos os pacientes e profissionais da Instituição. O Provedor afirma: “Todos os profissionais da Santa Casa estão aqui por você, fique em casa por nós, queremos cuidar de todos’’, finalizou.

