Setembro Amarelo 2021

Setembro Amarelo 2021

Setembro é o mês dedicado à campanha de prevenção ao suicídio. Durante esse período, são realizadas pelos serviços de saúde, ações visando levar à população mais informações sobre o tema, orientando formas de auxiliar pessoas que se encontram em situação de risco de suicídio.

Tendo como origem diversas causas, o suicídio trata-se de uma questão de saúde pública, como qualquer outra patologia física, necessitando identificação dos riscos e tratamento prévio. Embora ainda nos dias atuais, seja um assunto tabu, limitado por barreiras pré estabelecidas, salienta-se a importância de se construir espaços para que seja abordado, não somente neste mês.

Segundo dados da OMS, o suicídio está entre as principais causas de morte de brasileiros entre 15 e 29 anos, as notificações apontam que a cada 46 minutos uma pessoa tira a própria vida. Os índices identificam também que 90% dos suicídios estão relacionados à transtornos mentais, sendo a maioria dos casos com diagnóstico associado de depressão. No entanto, existem dados que trazem a informação de que 90% dos casos podem ser evitados através de tratamento preventivo.

   

Diante disso, a equipe psicossocial da Santa Casa e CAPS, trabalham diariamente em conjunto, atendendo como principal demanda, casos de ideação e tentativa de suicídio. Dessa forma, no dia 15/09 as equipes reuniram-se no Pronto Atendimento, para ações alusivas à campanha do Setembro Amarelo.