“Outubro Rosa”: Colaboradores da Santa Casa participam de diversas e amplas atividades

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade. A exemplo do “Setembro Amarelo”, os colaboradores da Santa Casa de São Gabriel estiveram participando de inúmeras atividades e ações inseridas e alusiva ao “Outubro Rosa”.

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essas são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

Conforme informações do Provedor da Santa Casa – Cilon Lopes de Siqueira, a Instituição em uma parceria com a Comissão Organizadora constituída por: Adriano Jorge de Góes; Ana Juliana Campelo Ximendes; Ângela Silva Borges; Ewerton Jobim; Fabricio Cabral Bisogno; Renan Maciel Biscaglia; Priscila Ruffo Indart e Thiago Santos de Menezes, todos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), Setor de Serviço Social da Santa Casa, Recursos Humanos e do Setor de Psicologia, entre outros, estiveram desenvolvendo muitas ações educativas.

Cilon de Siqueira salienta que nos dias 15 e 16, ocorreu uma apresentação artística do colaborador Renan Biscaglia recepcionando os colaboradores nos períodos de entrada e saída da Santa Casa, e ainda foram distribuídas máscaras cirúrgicas, rosas e doces (pirulitos, balas e bombons). Ele frisa que na tarde do último dia 27, aconteceu uma “Live” com a mastologista Dra. Carolina do Amaral – da Unidade Oncológica “Marina Ramos” do hospital com a participação especial de dois pacientes que estão totalmente recuperados do câncer. Na oportunidade, durante a Live também ocorreu inúmeros sorteios de brindes doados por empresas entre todas aquelas pessoas que interagiram dirimindo suas dúvidas e efetuando perguntas para a Dra. Carolina do Amaral.