Unidade de Oncologia “Marina Ramos” desenvolve Projeto “Doe Amor em Forma de Peruca”

“A perda de cabelo é, na maioria das vezes, uma experiência desafiadora, pois mexe com o lado emocional dos pacientes, principalmente as mulheres, afetando a autoestima e a qualidade de vida. Efeitos colaterais são comuns durante o tratamento contra o câncer. A intensidade dos sintomas pode variar de uma pessoa para outra e a perda de cabelo está entre eles”, destaca  Fernanda Coirolo – Enfermeira Coordenadora da Unidade de Oncologia da Santa Casa de Caridade de São Gabriel.

Conforme ela, com o objetivo de amenizar essa dor e proporcionar um maior bem estar às nossas pacientes, a Unidade de Oncologia Marina Ramos, vem fazendo um trabalho voluntário de arrecadação de mechas de cabelos para confecção de perucas. Fernanda Coirolo explica que a unidade arrecada as mechas através de doações que são encaminhadas para a ONG “Penélopes Solidárias” de Passo Fundo. A cada 1 kg de cabelo arrecadado e enviado para a ONG parceira, recebemos em troca, uma peruca. As perucas serão doadas para as mulheres que fazem tratamento oncológico na Unidade Marina Ramos, e, que, por consequência da quimioterapia venham perder os cabelos”, diz a enfermeira. Segundo Fernanda, até o momento já foram recebidas mais de 100 doações desde o começo do Projeto. “Contamos com a colaboração da cabeleireira Cíntia Medeiros, que desde o início do Projeto tem sido parceira na busca das arrecadações e oferece o corte gratuitamente às mulheres que desejam fazer a doação”, afirmou.

A Coordenadora também salienta que a Unidade de Oncologia “Marina Ramos” possui uma equipe multidisciplinar e está em funcionamento diariamente de segunda à sexta-feira das 8 às 12hs e pela tarde das 13h30min às 17h30min, onde nestes horários todas as pessoas voluntárias interessadas na doação de mechas podem comparecer e efetuarem as referidas doações. Ao mesmo tempo, Fernanda Coirolo frisa que a Unidade de Oncologia também se coloca à disposição para novas parcerias com outras cabeleireiras que desejarem participar do Projeto “Doe Amor em Forma de Peruca”.