Doação de Sangue: Capítulo Terra dos Marechais N° 989 da Ordem DeMolay, desenvolve Ação Solidária

Recentemente, o Provedor da Santa Casa – Luiz Carlos Venturini Dotto recebeu na Sala da Provedoria a visita dos membros da Loja Maçônica Urbano Del’Olmo de São Gabriel – Ordem DeMolay Capítulo Terra dos Marechais nº 989: Paulo Renato Darcidônio Molina – Presidente do Conselho Consultivo; Arthur Phillyp de Lima Brito – Consultor do Capítulo; Henry Vasques Muro – Mestre Conselheiro em Exercício; Antônio Rubem Dubois Sucky Jr. e de Leandro Ualace Molina – Sênior DeMolay. Ainda participaram do encontro: a Enfermeira – Danieli Pereira – Enf. Gerente de Enfermagem do hospital ; o Enfermeiro – Uéslei Lima – Coordenador da Agência Transfusional e Graciela Alba Borges – Técnica da Agência Transfusional da Santa Casa.

Na ocasião, os membros do Capítulo Terra dos Marechais destacaram ao Provedor que a partir daquele momento seriam parceiros da Instituição em uma “Ação Solidária” denominada “Seu Sangue pode salvar VIDAS – Doe Sangue, Doe Vida – Campanha Irmão Sangue Bom” para divulgar a importância da doação de sangue junto à toda a comunidade gabrielense. Segundo eles, a Ação Solidária é uma iniciativa do Capítulo Terra dos Marechais nº 989 da Ordem DeMolay com o apoio da Irmandade da Santa Casa de Caridade de São Gabriel, apoio da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul e patrocínio da Loja Maçônica Urbano Del’Olmo de São Gabriel, onde os mesmos já dispõem de um farto material informativo (fôlder) – que aborda sobre o assunto de forma explicativa, como: O que é preciso para Doar?; Quais os impedimentos temporários da doação?; Quais os impedimentos Definitivos?; Quais os intervalos que devem ser respeitados entre as doações?; O que devo fazer após a doação? e Onde doar?.

Os parceiros da Instituição frisaram que a partir daquele momento estariam efetuando de forma intensa a distribuição do material informativo nas empresas, escolas, órgãos públicos municipais, quartéis, supermercados, etc e em vários pontos onde existam maiores números de pessoas concentradas nas ruas da cidade.

Já o Enf. Uéslei Lima – Coordenador da Agência Transfusional da Santa Casa enfatizou que a doação de sangue é realizada sempre na última quarta-feira de cada mês, das 8h às 12 hs, no Centro Clínico do hospital situado na parte térrea do Pronto Atendimento 24 Horas, onde a coleta é feita por uma equipe do Hemocentro da cidade de Alegrete. Uéslei destaca que de forma atípica até o final deste mês de junho não haverá a coleta em virtude de que a equipe do Hemocentro está impossibilitada de se deslocar à São Gabriel pois realiza um trabalho intenso no desenvolvimento de ações abordando o denominado “Mês Vermelho” naquele município. Conforme Uéslei no próximo mês de julho as doações de sangue na Santa Casa retornam normalmente.

Ainda durante o encontro, o Provedor parabenizou todos os membros da Loja Maçônica Urbano Del’Olmo de São Gabriel – Ordem DeMolay Capítulo Terra dos Marechais nº 989 pela relevante iniciativa, ao mesmo tempo em que colocou a Santa Casa à disposição para auxiliar diretamente na Ação Solidária em tudo o que for necessário.