ESPECIAL: Santa Casa comemora 164 anos. Com equipamentos de alta tecnologia e em breve serviço de oncologia

Na segunda-feira (15/04), a Santa Casa de Caridade completou 164 anos, sendo esta, uma das maiores Instituições de São Gabriel com relevantes serviços prestados na área da saúde no município. O atual Provedor – Luiz Carlos Venturini Dotto tem plena certeza que a história da Santa Casa se confunde com a própria história de São Gabriel, pois, proporciona qualidade em saúde mediante um cuidado humanizado, através de recursos humanos qualificados, almejando a gestão auto-sustentável. Segundo ele: “A Mesa Administrativa é composta por pessoas idôneas e de respeito na sociedade que doam-se de alma e coração, se dedicando cada vez mais na busca incessante de desenvolverem um trabalho responsável, transparente e sem quaisquer tipos de vaidades pessoais. Aqui nós tratamos com o bem maior de cada ser humano que é a sua “vida” Agradecemos sempre todos os parceiros e colaboradores do hospital que continuam firmes em seus propósitos em continuarem à nos auxiliar mesmo neste momento delicado e de crises enfrentadas pelos hospitais em todo o Estado e País”, disse o Provedor.

Investimentos: Os diferenciais sempre em benefício da comunidade

O Provedor destaca que somente em 2018 e neste início de 2019, durante sua gestão, foram inúmeros os investimentos na Instituição, tanto em infra-estrutura; na readequação e melhorias nas unidades de saúde, bem como, na renovação do Parque Tecnológico com a aquisição de equipamentos de última geração e alta tecnologia. Entre eles, Dotto destaca: Ventilação Mecânica e Central de Monitoração para a UTI; Ultrassom para Serviços de Diagnóstico e Imagem; Autoclave de 523 litros para o Centro de Materiais Esterilizados (CME), Mesas Cirúrgicas para o Centro Cirúrgico para especialidade traumato-ortopedia e neurocirurgia e Cordioversor/Desfibrilador para o Pronto Atendimento de Urgência e Emergência, e, ainda o Aparelho Holmiumyag Laser, que poucos hospitais no RS dispõem de forma própria do referido equipamento e que conforme o Dr. Paulo Henrique de Castro Teixeira (médico urologista) – responsável pelo Serviço Regional de Urologia, este é usado para tratar (fragmentar) os cálculos das vias urinárias em procedimentos urológicos (cirurgias) e no tratamento de alguns tumores do endotélio (mucosa urinária) por via endoscópica e que juntamente acompanha o Aparelho Fibro-ureterorenoscópio COBRA e também o Uretero-renoscópioSemi-rígido, tornando a Santa Casa de São Gabriel o hospital mais bem aparelhado do Estado.

Oncologia: O Sonho que está perto de virar realidade

“Através de importantes parcerias e muita união, a Santa Casa está prestes a oferecer o serviço de oncologia na unidade oncológica “Marina Ramos”, inclusive estamos com toda a infraestrutura pronta; o médico oncologista contratado e a equipe Multidisciplinar constituída. Faltam pequenos detalhes, como a chegada do restante dos mobiliários e acerto final nos contratos com alguns convênios o que já estamos concluindo”, afirma o Provedor Luiz Carlos Dotto. Ele destaca a parceria fundamental do Poder Executivo através do Prefeito – Rossano Gonçalves e do Secretário de Saúde – Dr Ricardo Coirolo, sendo a articulação de ambos de extrema relevância para o início da prestação dos serviços de oncologia, assim como, da Liga Feminina de Combate ao Câncer. Ele reafirmou e esclarece mais uma vez, que a Santa Casa, obrigatoriamente deve obedecer Lei e Portaria do Ministério da Saúde (MS) onde só será efetuado o cadastramento pelo SUS após o serviço estar totalmente em funcionamento, e por isso inicialmente serão atendidos os convênios.