Na semana passada, surgiram vários questionamentos e algumas reclamações de pessoas através das redes sociais e alguns órgãos de imprensa sobre a situação precária em que se encontra uma pequena área situada junto a lateral do Cemitério da Santa Casa e que na realidade não está sob a responsabilidade da Administração da Instituição. Diante disso, o Provedor – Luis Carlos Venturini Dotto concedeu entrevista na Rádio São Gabriel, onde relatou os fatos reais e também quais os procedimentos que estão sendo tomados pela Administração da Santa Casa.
O Provedor explica que em Abril deste ano, foi enviado ofício à Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal, onde, a Irmandade da Santa Casa de Caridade manifestava interesse em assumir aquela área, pois, na realidade, é um outro Cemitério muito antigo, que a maioria dos gabrielenses desconhecem, denominado de “Cemitério São José”. Dotto solicitou a informação sobre se o referido cemitério já se encontra na posse do Município, ao mesmo tempo em que esclareceu o péssimo estado de conservação do mesmo, onde 80% do muro caiu. Ele salientou ainda o desejo que o Cemitério São José fosse repassado a Santa Casa, para que este possa ser readequado e conservado, já que está se deteriorando.
Já esta semana, a Santa Casa recebeu a resposta sobre o assunto, onde o Poder Executivo se manifestou através do Secretário de Administração – Valdemir de Andrade Jobim. No documento, o Secretário informa que após pesquisa nos arquivos do Município e contatos com a Mitra Diocesana de Bagé, concluiu-se que, muito embora o município tenha através de Lei em 1992, doado o Cemitério São José à Mitra Diocesana de Bagé, tal doação não se concretizou e a Mitra não tem mais interesse na área. Valdemir Jobim destaca que a atual Administração Municipal está concluindo os estudos de viabilidade de repassar a referida área para a Santa Casa de Caridade.
Portanto, o Provedor Dotto ressalta que as tratativas com a Prefeitura Municipal estão avançadas, e, provavelmente muito em breve serão concluídas. Ele enfatiza que no momento em que a área for repassada e incorporada ao patrimônio da Santa Casa, será realizado tudo o que for necessário de melhorias na infraestrutura do local, citando por exemplo: construção e pintura do muro, limpeza total na vegetação no interior da área, construção de novos túmulos, além de arborização e cerceamento verde a exemplo do projeto que já está sendo desenvolvido em torno do Cemitério da Santa Casa.
Provedor esclarece situação do Cemitério São José que se encontra com muro caído e se deteriorando

