Coordenadores de Unidades participam de Curso de Segurança do Paciente

Coordenadores de Unidades participam de Curso de Segurança do Paciente

A Administração da Santa Casa recentemente proporcionou mais uma das Educações Continuadas e Cursos de Capacitação para os colaboradores membros das diversas Comissões existentes na Instituições. Conforme o Provedor – Luis Carlos Venturini Dotto, é de suma importância a atualização de todos os profissionais que desenvolvem suas atividades nas mais diversas unidades de saúde da Santa Casa. Entre as comissões, está a Comissão de Gestão Integrada (COGI) tendo como presidente – Neliane Salau Tramasoli, sendo uma comissão formada por uma equipe multidisciplinar. Segundo ela, nos últimos dias 16 e 17, tendo por local as dependências do Salão de Eventos da ACI, foi ministrado pela EADEG Brasil, através do consultor em Gestão de Saúde – Luis Carlos Rosa, num total de 12 horas, o Curso de Segurança do Paciente para os profissionais líderes de setores da Santa Casa de Caridade de São Gabriel, onde foram estudados e praticados conceitos sobre uma estratégia trazida pela Organização Nacional de Acreditação, vindo como forma de prevenir acidentes em todos os aspectos que envolvem os serviços de saúde, reduzindo ou até mesmo eliminando qualquer tipo de dano ao paciente, bem como a própria Instituição de Saúde. Ela destaca que foram avaliados por cada líder/setor através da gestão de risco, quais são os riscos inerentes a todas as atividades e as partes envolvidas (Instituição, pacientes, funcionários, acompanhantes e sociedade) para que as práticas do dia-a-dia sejam minimizadas em termos de falhas que possam atrapalhar os objetivos de cada processo. A Gestão de Risco foi batizada utilizando os processos de cada setor em função dos requisitos requeridos pela certificação ONA (Nível 1), RDC 36 – Segurança do Paciente e RDC 63 – Boas Práticas nos Serviços de Saúde.

Durante a abertura do evento, o Provedor saudou os presentes parabenizando cada um pelos relevantes serviços prestados dentro do hospital, ao mesmo tempo frisou que a prestação de cuidados na área de saúde é bastante complexa, uma vez que esta área se encontra em constante evolução, resultante de avanços sociais, científicos e tecnológicos, pois neste cenário dinâmico, o trabalho em saúde caracteriza-se como relacional, pela interação entre profissional, paciente e tecnologia.

Neliane Tramasoli salienta que ao final do treinamento cada líder saiu com uma avaliação básica da gestão de risco do seu setor para trabalhar as ações necessárias em função de gerir estes riscos, o que resultará em novos conceitos e procedimentos para gerir as ações de cada setor.