Não importa quanto você tenta evitar que seu filho experimente álcool ou outras drogas, ele pode decidir fazê-lo de qualquer forma. Se você suspeitar que seu filho esteja usando drogas, fale com ele ou ela antes que o problema fique pior.
Aqui estão algumas sugestões para ajudá-lo a conversar com seu adolescente:
-
Permaneça calmo. O mais importante é não agir com raiva ou entrar em pânico. Considere suas opções e se informe para ter uma conversa produtiva. Não perca tempo com sentimentos de culpa ou culpando outros.
-
Tome uma atitude. Não despreze o assunto como se não fosse importante. Converse com seu adolescente. Como pai ou mãe, você tem todo o direito de dizer ao seu filho que não consente que ele consuma álcool ou outras drogas. Dedique tempo para conversar em família em um lugar privativo. Pense sobre a conversa, planeje o que vai dizer e escolha um momento em que esteja preparado para enfrentar o desafio. Certifique-se de que seu filho está sóbrio: nunca confronte um adolescente quando ele ou ela estiver sob a influência do álcool ou de drogas.
-
Faça Perguntas. Tente obter informações sobre o que está acontecendo diretamente do seu adolescente e dê-lhe oportunidades para se explicar. Mostre sua preocupação. Faça perguntas abertas sobre relacionamentos com novos amigos, atividades, trabalho ou escola. Com sorte seu filho será honesto e dirá o que realmente está acontecendo para que você possa responder apropriadamente. Se um adolescente insiste que não está usando drogas, considere pedir que ele confirme isso com um exame.
-
Descubra quando, onde e por quê. Se o seu adolescente admitir ter experimentado álcool ou drogas, descubra tudo que puder sobre as circunstancias de uso. Foi um caso isolado? O uso é frequente? Com quem o seu filho está usando? Onde está usando? Quem fornece o álcool ou as drogas? Tente ser compreensivo sobre os erros de seu filho para que ele se sinta confortável em se comunicar com você.
-
Transmita uma mensagem clara de “não usar”. Defina limites claros. Seja assertivo sobre os perigos do uso das drogas e como isso afeta todos na família. Fale sobre os riscos, os danos por toda a vida e as consequências do uso de drogas sobre a saúde. Mesmo que esteja tentado a mencionar as suas próprias experiências com álcool ou drogas, não o faça. Seu adolescente pode interpretar isso como prova que este comportamento é aceitável ou inofensivo. No entanto, se você próprio está em reabilitação, talvez queira compartilhar suas experiências e descrever como conseguiu superar o vício.
-
Acompanhe o comportamento de seu filho. Continue a monitorar as alterações de comportamento do seu adolescente após a suspeita de uso de drogas. Nosso guia de indícios e sintomas pode ajudar. Se o seu adolescente admitiu o uso de drogas, talvez você deva limitar a sua mesada, seu acesso a meios de transporte e suas atividades de lazer.
-
Eduque-se. Descubra o que os adolescentes na sua comunidade estão usando. Aprenda as gírias para os nomes de drogas. E informe-se sobre grupos de suporte e opções de tratamento na sua comunidade.
-
Incentive uma vida saudável. Para ajudar seus filhos a levarem uma vida sóbria e saudável, os pais devem conduzi-los a atividades e amigos saudáveis e incentivá-los a conversar abertamente sobre suas preocupações.
-
Fale com um profissional. Se você desconfia que o problema é maior do que a experimentação, marque uma hora para seu filho ser avaliado por um profissional de tratamento de abuso de drogas. Se o tratamento for necessário, seu filho deve compreender que o tratamento não é uma punição, mas sim uma maneira adulta de resolver problemas prejudiciais a ele e à família.