“A parceria aliada a uma responsabilidade na administração de qualquer empresa ou Instituição sempre será de relevante importância, ainda mais quando se trata de uma parceria com a nossa Santa Casa, uma Instituição centenária que atende a comunidade gabrielense e também municípios vizinhos que integram a 10ª Coordenadoria de Saúde em algumas especialidades”, afirmou o Provedor da Santa Casa – Luiz Carlos Venturini Dotto no momento em que recebeu na Santa Casa ao seu convite, o Prefeito Municipal – Rossano Gonçalves e o Secretário Municipal de Saúde – Dr. Ricardo Coirolo, na sexta-feira, dia 09.
Na ocasião o Provedor fez questão de que o prefeito e o secretário visitassem as obras físicas do futuro Centro de Oncologia que será denominado de “Centro Oncológico Marina Ramos”. Conforme o Provedor, naquela oportunidade a obra estava sendo entregue pela responsável pela construção da parte física, ou seja, a empresa CELF Pinturas e Reformas. Dotto explicou que agora já está sendo executada a montagem do laboratório e da farmácia pela Pré-Fórmula, empresa que foi contratada pela Santa Casa para o fornecimento de insumos e terapêuticos para tratamentos oncológicos, além da dispensação por miligramagem. Segundo o Provedor, São Gabriel terá o primeiro Centro Oncológico com miligramagem do Rio Grande do Sul. Ele afirma que a parceria da Prefeitura Municipal é de suma importância. O Provedor também salientou que já estão sendo realizados contatos para firmar outras parcerias para alavancar recursos com o objetivo da aquisição de todos os mobiliários para o Centro Oncológico.
Dotto enfatizou que a Santa Casa contará com uma Equipe Multidisciplinar (médico oncologista, médico clínico, farmacêutico, técnicos de enfermagem, técnicos em TI e recepção, psicólogo, assistente social e nutricionista) para atuar no referido Centro, bem como, estão sendo finalizadas as tratativas para a contratação do médico oncologista que provavelmente seja da cidade de Santa Maria. O Provedor enaltece que o Centro de Oncologia terá capacidade para atender aproximadamente mil pacientes/mês, totalizando um investimento superior a R$ 1 milhão.
O prefeito Rossano e o secretário Coirolo destacaram a relevância da obra, ao mesmo tempo, em que parabenizaram o Provedor Dotto e a Mesa Administrativa da Santa Casa pela Administração transparente e responsável frente a Instituição. O prefeito reafirmou a parceria com a Santa Casa, e asseverou que após a inauguração do Centro Oncológico, os pacientes oncológicos poderão realizar em São Gabriel os tratamentos quimioterápicos para o enfrentamento do câncer, o que será uma conquista histórica para toda a comunidade gabrielense.

