08 de Agosto, Dia Mundial de Combate ao Colesterol

08 de Agosto, Dia Mundial de Combate ao Colesterol
Por Proscila Froehlich Valli
Nutricionista da Santa Casa de Caridade de São Gabriel
 
 
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo mundo. A alta taxa do colesterol ruim (LDL) é um dos responsáveis pelo processo de aterosclerose que leva ao aumento de risco de infarto do miocárdio e Acidente Vascular Cerebral – AVC (derrame). Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – SBEM, grande parte das pessoas têm colesterol alto pelo estilo de vida inadequado. Obesidade, sedentarismo e alimentação rica em gorduras, excesso de carboidratos refinados e industrializados são a maior causa.

Outras pessoas têm o colesterol alto devido à sua genética. Por isso, nem sempre a dieta é suficiente para controlar o colesterol. Medicações seguras e eficientesestão disponíveis e devem ser consideradas em muitas ocasiões, junto com um médico, para que a prevenção seja realmente eficaz.

Estudos mostram que as placas de gordura nas artérias começam muito cedo. A estimativa é de que aos 20 anos, cerca de 20% das pessoas estarão afetadas de alguma forma.

Sabe-se que 30% do colesterol é fornecido por alimentos que ingerimos – os outros 70% são fabricados pelo próprio organismo. O problema está em monitorar e controlar esses 30% que ingerimos. O nível de colesterol pode ser alterado de acordo com a dieta que adotamos.

Embora a alimentação seja fundamental para evitar a ocorrência de doenças cardiovasculares, os níveis de colesterol também estão relacionados com a prática de exercícios físicos. A atividade física moderada, realizada durante 30 minutos, pelo menos quatro vezes por semana, auxilia na perda de peso e na redução dos níveis de colesterol e e triglicérides.

 

Como combater o colesterol alto com a alimentação?

Tenha uma alimentação saudável e inclua no seu dia a dia, verduras e legumes variados, além de frutas e ervas frescas. Todos esses alimentos são ricos em vitaminas e minerais, fitoquímicos e fibras que são fundamentais.

Faça uso de carnes magras, peixes, azeite de oliva extra virgem e oleaginosas como castanhas, nozes e amêndoas.

Retire completamente da sua dieta gorduras transe evite alimentos com excesso de carboidratos como pão branco, doces, refrigerantes e sucos artificiais.

Prefiraos carboidratos integrais e fique atento ao modo de preparo dos alimentos, sempre evitando frituras.

Mudanças no estilo de vida.

Controle de peso.

Aumente a satividade física.

Diminua o consumo de bebidas alcoólicas.

Evite o tabagismo.