A Santa Casa de Caridade de São Gabriel deu início, nesta semana, à programação da II Semana da Luta Antimanicomial. A iniciativa, coordenada pela equipe da Unidade Terapêutica, tem como tema central “Resgatando Valores” e tem por objetivo promover reflexões sobre os direitos das pessoas em sofrimento psíquico, com ênfase no cuidado humanizado, na escuta e na dignidade do indivíduo.
A abertura oficial ocorreu na terça-feira (20), com um momento de confraternização entre pacientes, equipe e convidados, seguido por uma mesa redonda com representantes da Santa Casa, CAPS e Secretaria Municipal de Saúde. A coordenação da programação é da equipe da Unidade Terapêutica, composta pelos técnicos Ademir Marinho e Alice Marçal, a médica Dra. Janaína, as psicólogas Ana Juliana Ximendes e Flávia Romero, as assistentes sociais Priscila Ruffo e Ângela Borges, e a fisioterapeuta Geórgia Guimarães.
Ao longo da semana, estão sendo realizadas diversas atividades internas na unidade com foco em partilhas, vivências e dinâmicas terapêuticas que promovem o vínculo, a valorização da história pessoal e o fortalecimento do cuidado em saúde mental.
A Semana da Luta Antimanicomial é celebrada em todo o Brasil no mês de maio, e reforça a importância de um modelo de atenção em saúde mental que respeite a liberdade e a individualidade dos sujeitos, rompendo com práticas de exclusão e isolamento.
A Santa Casa reafirma seu compromisso com um cuidado ético, humanizado e transformador para todos os pacientes que necessitam de acompanhamento em saúde mental.