
A Administração da Santa Casa de São Gabriel vem, por meio desta, esclarecer à comunidade, principalmente às pessoas que precisam de atendimento hospitalar e aqui se socorrem, respeitando sempre as boas técnicas em procedimentos adequados e pertinentes ao ambiente hospitalar, sendo fiscalizados pelos órgãos competentes, com nossas licenças e alvarás que autorizam a realização de todos os serviços e procedimentos médicos, laboratoriais, internações, exames clínicos etc., regularizados (em dia). Portanto, a esses órgãos é que temos que nos reportar.
A Irmandade da Santa Casa de Caridade de São Gabriel é uma instituição privada, filantrópica, sem fins lucrativos, que presta serviços de saúde a diversos convênios, sendo o principal deles o SUS, atingindo aproximadamente 85% do total dos atendimentos.
A Santa Casa é referência para 11 municípios da região em diversas especialidades, atingindo uma população de aproximadamente 500 mil habitantes. Também ocupa um lugar de destaque em serviços oncológicos, com regionalização para seis municípios.
As instituições filantrópicas “Santas Casas”, que atendem uma grande parcela da população do Estado e do País, em muitos casos sendo o único hospital dos municípios, historicamente atravessam grandes dificuldades financeiras, pois a defasagem dos recursos pagos pelos contratantes, ou seja, os convênios, SUS e outros, sempre apresenta grande diferença em relação aos custos necessários ao cumprimento dos serviços executados.
Por outro lado, por ocasião da COVID-19, os insumos hospitalares foram majorados em percentuais absurdos, impactando, com isso, os custos hospitalares, principalmente no quesito medicamentos. Esses custos continuam praticamente os mesmos até hoje, não sendo ajustados para baixo no mesmo parâmetro dos preços praticados antes da COVID.
Na terça-feira passada (28/01/2024), aproximadamente às 10h, adentrou uma pessoa de maneira abrupta pela portaria principal da Santa Casa, dizendo que ia até a administração, sem esperar por ser anunciada e sem autorização dos porteiros que ali estavam para receber e encaminhar, se fosse o caso, o visitante ao lugar desejado. Se fosse só uma visita, não poderia entrar sem a devida autorização, pois o horário não era o de visitas a pacientes. Como a intenção dele era outra, como foi comprovado depois, era “fiscalizar” as dependências do hospital, como se fosse um fiscal habilitado a esse tipo de fiscalização hospitalar. Para surpresa de todas as pessoas que estavam por perto daquela cena sui generis, sua intenção era ir até a cozinha do hospital, que, por óbvio, é um lugar bastante restrito, basicamente para os funcionários que ali desenvolvem suas tarefas.
A fiscalização da Vigilância Sanitária, devidamente credenciada e previamente autorizada pela repartição da qual pertence, chega ao hospital, se apresenta como fiscal do setor, inclusive apresenta suas credenciais, identifica-se sempre com educação e postura, pois é um agente fiscal de direito e de fato. Estando tudo de acordo, prontamente é encaminhado até o setor.
As pessoas mal-intencionadas, ou com segundas intenções, ou para locupletar-se por algo no futuro, que às vezes nem elas sabem bem o quê, usam de subterfúgios para alcançar seus objetivos, por mais esdrúxulos que sejam, mesmo que, para isso, tenham que passar por cima de uma instituição de saúde mais que sesquicentenária.
Não vamos medir esforços e tomaremos todas as medidas cabíveis dentro da lei para impedir que pessoas que procuram tumultuar o bom andamento de um hospital, que tem como missão atender as pessoas enfermas, tratá-las com todo o zelo e profissionalismo e devolvê-las recuperadas a seus familiares. Essa é a função do hospital, e a equipe da Santa Casa tem isso como missão, através dos profissionais que aqui labutam diuturnamente em prol dos enfermos que aqui aportam.
Pedimos desculpas a todos aqueles que, direta ou indiretamente, se sentiram atingidos por tamanha irresponsabilidade de pessoas que se acham poderosas, capazes de invadir um hospital e tumultuar todo o ambiente, que precisa ter harmonia, silêncio e equilíbrio emocional de seus colaboradores para desenvolverem suas tarefas com tranquilidade, sem estresse e com o emocional equilibrado. Afinal, estamos falando de uma casa de saúde.
Respeitosamente,
Cilon Lopes de Siqueira
Provedor da Santa Casa de São Gabriel