A atual situação do Pronto Atendimento

A exemplo do que já foi divulgado em março do corrente ano, é cada vez maior a busca dos pacientes pela assistência prestada no Pronto Atendimento. Acontece que, na grande maioria das vezes, a busca por esses atendimentos é por motivos que não correspondem aos casos de Urgência e Emergência para os quais são destinados o Pronto Atendimento.

Essa é a principal causa que gera superlotação no PA, e consequentemente, aumenta o tempo de espera por atendimento, haja vista que, conforme estabelecido nos protocolos de saúde, os casos de Urgência e Emergência, onde o paciente corre risco iminente de morte, sempre terão atendimento prioritário.

Diante de alguns fatos, recentemente divulgados, pedimos que a comunidade em geral compreenda que o Pronto Atendimento não é o local para resolver problemas crônicos, pois serão realizados cuidados paliativos, ou seja, só serão tratados os sintomas dos pacientes e, não será feito um tratamento específico para a causa de suas enfermidades.

Cumpre salientar também que, além de todos os serviços originários prestados pelo Pronto Atendimento, incluindo os atendimentos, curativos, procedimentos, também são realizados 10 atendimentos pediátricos diariamente, no horário das 18h às 20h.

Para que ocorra o devido tratamento é que solicitamos que a população, principalmente nessa época onde há a existência de uma virose que acaba aumentando consideravelmente os números de atendimentos na rede hospitalar, se dirija a rede básica de saúde do Município, deixando para acessar o Pronto Atendimento em casos de Urgência e Emergência, evitando dessa forma qualquer tipo de transtorno, até mesmo porque ainda nos encontramos em período pandêmico e, como Instituição Hospitalar, devemos permanecer com alguns cuidados como evitar a superlotação dos ambientes e sempre prezar pelo distanciamento social como medidas sanitárias.

Por fim, em casos de síndromes gripais, orientamos à população que se dirija ao Gripão, pois este centro, criado desde o início da pandemia, desenvolve um importante serviço voltado especificamente para esses casos.

Santa Casa de São Gabriel, com a comunidade em todos os momentos!