Comunicado à comunidade: Fechamento temporário da UTI Covid

Comunicado à comunidade: Fechamento temporário da UTI Covid

É com pesar que comunicamos, com a transparência de sempre que nos é atribuída , o fechamento temporário da nossa UTI COVID. Isto ocorre em razão da falta de mão de obra médica para a realização dos plantões na nossa Unidade.

Informamos que no meio da última  semana recebemos o comunicado de que dois profissionais médicos que participavam desta escala manifestaram a intenção de parar de atuar como plantonistas. Assim, sendo que eram cinco profissionais que participavam da escala e restaram apenas três, esta decisão foi tomada após muito diálogo e esforço por buscar estratégias.

Desde então, esta Provedoria/Administração realizou todas as tratativas possíveis com profissionais médicos do Corpo Clínico e do Município para recompor esta escala médica. Também foi realizado o contato com três empresas do Estado do RS, atuantes nesta área, e não obtivemos êxito, por não ter uma programação antecipada com os profissionais.

Salientamos que a decisão destes dois profissionais médicos deve-se ao fato da falta de segurança para toda a Equipe Multidisciplinar desta Instituição em desempenhar suas atividades profissionais, desestimulando os médicos do Corpo Clínico, diante dos fatos que estão sendo amplamente divulgadas em redes sociais, mídias digitais e imprensa local.

Lamentamos profundamente esta tomada de decisão, que para nós foi extremamente difícil, pois sabemos da importância da nossa UTI COVID para cidade e região, e que a mesma participava da Regulação de Leitos/GERINT da SES/RS.  Bem como sabemos do serviço essencial que sempre prestamos, prontamente, em um cenário pandêmico muito delicado para o nosso país.

Ademais, é de conhecimento comum que a Santa Casa está sempre com a comunidade.