Santa Casa assina contrato com prestadora de serviços de telemedicina

Tecnologia em saúde para bem atender é serviço essencial, ainda mais quando se trata da nossa Santa Casa. Pensando nisso, a Santa Casa de São Gabriel assinou contrato com a prestadora de serviços de telemedicina InovaMedical, de Porto Alegre, para utilização em seus serviços na UTI COVID, prestando assistência integral. O profissional terá um iPad cedido em comodato para fazer as ligações entre as equipes envolvidas, vinculando diretamente com os serviços da empresa. O objetivo do contrato é o desenvolvimento de ações para qualificação da assistência nas UTIs, principalmente na UTI COVID, com teleorientação.

A InovaMedical é uma empresa que fornece soluções em telemedicina, em especial nas áreas de medicina de urgência, emergência e terapia intensiva. Fornece também apoio na implantação de protocolos-clínico assistenciais e indicadores específicos para o COVID-19, de forma a melhor organizar toda a linha de cuidado assistencial.

Segundo o coordenador da UTI COVID, que está presente de segunda à sexta das 8h às 14h, Dr. Luiz Carlos Nunes, a mesma possui 11 leitos e firmou recentemente convênio com a InovaMedical, que oportuniza a troca entre expertises prol do nosso hospital, pois ocorre uma troca de experiências constante entre profissionais e instituições. As condutas adotadas pela Santa Casa de São Gabriel estão alinhadas com os maiores centros de atendimento. Nas teleconferências ocorre o chamado “round médico”, onde um paciente é escolhido e seu caso é apresentado, bem como o tratamento adotado. Assim, os médicos contribuem de forma prática com sugestões de manejo do caso e experiências adquiridas neste tipo de tratamento, gerando uma troca de conhecimentos que contribui para a recuperação do paciente.

De acordo com o Diretor Técnico do Hospital, Dr. Ricardo Coirolo, esta parceria se deu através do SIMERS e foram escolhidos dois hospitais: de Alegrete e São Gabriel. Os benefícios são inúmeros, pois trocamos experiências com profissionais de grande expertise do Hospital Moinhos de Vento, principalmente porque lá são tratados pacientes mais graves, o que acaba por enriquecer as experiências da instituição e dos pacientes. Este convênio é um passo que se dá para que cada vez mais a gente possa tirar os pacientes da UTI com uma maior qualidade de vida.