15 de Maio – Dia do Controle de Infecções Hospitalares

Queremos agradecer o trabalho dos Infectologistas, principalmente em período de pandemia. Especialmente ao Dr. Leonardo Franco, nosso infectologista e à Enfermeira Gilvania Quadros, parte do SCIRAS (Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde), que nos honram com seu trabalho de extrema importância, pois trabalham para evitar que se propaguem infecções hospitalares danosas para a saúde dos pacientes.
O Dr. Leonardo Franco é médico formado pela UFPEL e com Residência em Infectologia em São Paulo, no SUS. Está na Santa Casa de São Gabriel, desde 2017, executando o serviço de controle de infecção. Segundo ele, o serviço tem objetivo de controle e prevenção, evitando infecções comunitárias. A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar foi normatizada em 1998 e a sua finalidade é elaborar e executar todas as ações referentes às infecções hospitalares.

Assim como ele, a Enfermeira Gilvania Quadros desempenha, dentre muitas coisas, a capacitação do quadro de funcionários no que diz respeito ao controle e prevenção das infecções hospitalares. Assim, tornando um trabalho muito complexo em algo didático a ser aplicado.

Com tamanha importância, só temos a agradecer e parabenizá-los pelos seus trabalhos!