Santa Casa conta com o serviço de Lactário

O lactário construído na Santa Casa de Caridade de São Gabriel é uma unidade que pertence ao Serviço de Nutrição e Dietética, destinada ao preparo, higienização e distribuição de preparações lácteas e fórmulas infantis.Conforme a RDC 50 de 2002, os hospitais que utilizam exclusivamente Nutrição Enteral em sistema fechado, como é o caso da Santa Casa, também podem utilizar o lactário para a dispensação de dietas enterais.

O Ministério da Saúde, através da RDC 50 de 2002, descreve Lactário nos Estabelecimentos de Saúde como uma unidade com área restrita, destinada à limpeza, esterilização, preparo e guarda de mamadeiras, basicamente, de fórmulas lácteas. Alguns setores do Lactário podem ser compartilhados com áreas de Nutrição Enteral como:  recepção, área de esterilização de utensílios, estoque de materiais, área de distribuição, entre outras. Devendo ser mantido em salas distintas o preparo de alimentos de transição para lactentes e crianças e/ou fórmulas infantis. No lactário também podem ser preparados alimentos de transição e alimentos à base de cereais para lactentes e crianças de primeira infância, leite e leite modificado.

Em suma, o objetivo principal do lactário em hospital é fornecer alimentação apropriada e segura, do ponto de vista microbiológico e nutricional, garantindo a promoção da saúde e ou recuperação dos recém-nascidos, lactentes e crianças.

Todas as rotinas e atividades desenvolvidas pelo lactário, devem ser documentadas e supervisionadas pelo profissional Nutricionista.

O projeto realizado pela Santa Casa foi aprovado e obedece a todas as normas da Vigilância Sanitária e entre as atividades desenvolvidas estão:

– Recebimento de prescrições de fórmulas pediátricas e de dietas enterais;

– Higienização, desinfecção e autoclavagem de mamadeiras e utensílios;

– Preparo, envase, estocagem e distribuição de fórmulas;

– Estocagem e distribuição de dietas enterais.

O lactário conta com áreas específicas para cada atividade acima mencionada, além de dispor de área para paramentação adequada dos funcionários.

Além da estocagem e distribuição da nutrição enteral, o Serviço de Nutrição também é responsável pela aquisição das dietas enterais. Conforme citado anteriormente, todas as dietas utilizadas por via enteral são industrializadas e específicas para cada situação nutricional. As dietas são dispensadas conforme a prescrição de cada paciente e a equipe de enfermagem é responsável pela instalação da nutrição enteral. Todo o sistema é fechado e feito através de uma bomba de infusão.

Desde o ano de 2017, a Santa Casa de Caridade de São Gabriel, possui uma equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN), composta por profissionais médicos, enfermeiros, nutricionistas e farmacêutico. Esta equipe vem atuando na Instituição elaborando rotinas, protocolos, treinamentos e prestando assistência aos pacientes.

A realização e conclusão desse projeto, juntamente com o trabalho desenvolvido pela Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional possibilitará o credenciamento da Santa Casa junto ao SUS, conferindo assim à Instituição o Serviço de Alta Complexidade em Terapia Nutricional.