SANTA CASA DISPONIBILIZA DOCUMENTAÇÕES GRATUITAS E TODOS OS TESTES PARA RECÉM-NASCIDOS

Entre as unidades de saúde mais importantes da Santa Casa está a Maternidade, pois ali diariamente nascem vários bebês que recebem os primeiros cuidados especiais de suas vidas pelas enfermeiras e médicos, assim como, a equipe multidisciplinar da referida unidade desenvolve um trabalho de acolhimento e humanização com os pais do recém-nascido propriamente dito.

Até o mês de dezembro passado, a enfermeira responsável pela unidade era a Enf. Michele Gonçalves de Vale, que no momento se encontra de licença maternidade sendo que atualmente o referido setor está sob a responsabilidade da Enf. Caroline Clemente.

As enfermeiras Michele e Caroline explicam que no momento do nascimento do bebê, o recém-nascido já recebe os primeiros cuidados realizados pelo médico pediatra e também pela equipe da enfermagem, onde é realizada a vacina da hepatite ‘’B’’ pois a mesma é obrigatoriamente ser aplicada nas primeiras 12 horas de vida. Se durante a internação a vacina BCG não for realizada no hospital a mesma é agendada para ser feita na UBS (Posto de Saúde) mais próximo da residência da mamãe para que ela mesma possa levar o bebê para receber a vacina.

Michele e Caroline destacam que o bebê no momento da alta hospitalar tem marcada sua primeira consulta com o pediatra no Posto de Saúde de referência,  bem como, a mamãe também já sai da Santa Casa com sua consulta de retorno agendada para o médico obstetra. Elas salientam que em referência a emissão da certidão de Nascimento  de que antes da pandemia Covid-19 o referido documento era confeccionado dentro da própria maternidade, pois todos os dias as 11hs um servidor do cartório comparecia ao hospital e realizava o devido registro, onde também era feito o cartão do SUS. Segundo as enfermeiras: “ Mas agora desde o início da pandemia foi alterado o protocolo sendo feito da seguinte forma:         A equipe de enfermagem mantém contato telefônico com o cartório e realiza o agendamento do horário para que seja efetuado o referido documento  e também para que o pai ou mãe do recém-nascido realize o cartão do SUS no Brandão Júnior. No caso de somente a mãe do bebê resolva fazer estas documentações, a Santa Casa disponibiliza um veículo para conduzir a mesma ao cartório e posteriormente ao UBS Brandão Júnior ‘’, relatam as enfermeiras.

As enfermeiras frisam ainda que as referidas documentações são necessárias para que o bebê  saía do hospital com todos os testes realizados, evitando assim que a mãe tenha que estar saindo de casa com o recém-nascido  para os testes que são obrigatórios no primeiro mês de vida .

Michele e Caroline ressaltam que logo após o nascimento, o bebê é submetido ao teste do coraçãozinho (24hs), teste da linguinha  e teste da orelhinha ( realizados por uma Fonoaudióloga) já o teste do pézinho é agendado entre o 3º e 5º dia de vida do bebê para ser realizado no Posto de Saúde (UBS) mais próximo da residência. Elas informam ainda que a partir do final deste mês de Janeiro, a Santa Casa também disponibilizará o teste do olhinho, completando assim todos os testes exigidos pelo Ministério da Saúde.