Santa Casa recebe doação de mais de 200 máscaras PFF2 do Conselho Regional de Enfermagem do RS

Santa Casa recebe doação de mais de 200 máscaras PFF2 do Conselho Regional de Enfermagem do RS

Recentemente a Irmandade da Santa Casa de Caridade de São Gabriel recebeu mais uma importante doação. Trata-se 240 máscaras (N95/PFF2) que integram parte dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que foram doadas pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RS) e entregues pelo Enfermeiro Daniel Menezes de Souza para a Enfermeira Danieli Cristina Pereira – Coordenadora de Enfermagem da Santa Casa.

O Enfermeiro Daniel de Souza explica que são máscaras de proteção facial tipo respirador, aplicação contra bacilo da tuberculose reconstituído por fibras sintéticas dispostas em 4 camadas em formatos de concha ou bico de pato: duas tiras elásticas para fixação na cabeça, clipe nasal fixado no corpo da máscara e eficiência mínima de filtração 94% de partículas de até 0,3 micrometros, com certificado de aprovação como PFF/2 e/ou nioshi como, descartável, atóxica e hipoalergênica, inodora, sem válvula, tendo por finalidade a distribuição aos profissionais de enfermagem em assistência ativa. Ele destaca que o objetivo da distribuição do material é assegurar maior proteção aos profissionais de enfermagem para o exercício das suas atividades funcionais neste período de pandemia causada pela COVID-19.

Por sua vez, a Enfermeira Danieli Pereira agradeceu tão relevante doação e salienta que na seqüência as referidas máscaras já foram distribuídas aos profissionais de enfermagem do hospital constantes na escala de trabalho e em efetivo exercício, bem como, a Coordenação de Enfermagem da Santa Casa tem a obrigatoriedade de fiscalizar a correta utilização das mesmas e descarte desses materiais no local apropriado.

Já a Provedoria da Santa Casa através de seu 1º Vice-Provedor e Provedor em exercício – Cilon Lopes de Siqueira enaltece o gesto de solidariedade do Coren-RS, ao mesmo tempo, em que agradece a doação. Cilon também destaca o comprometimento e o profissionalismo de todos os profissionais de enfermagem e colaboradores da Santa Casa neste momento delicado em que o mundo inteiro vive, ou seja, a pandemia da COVID-19.