Santa Casa já dispõe de Unidade de Cuidados de Isolamento para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave

“Mais uma vez a Administração da Santa Casa de Caridade de São Gabriel está atenta e na busca incessante de focar o bem estar e os cuidados com a saúde da comunidade, bem como, dos nossos mais de 500 colaboradores”, afirma o Provedor – Luiz Carlos Venturini Dotto, ao informar a preocupação em relação a Pandemia Mundial da COVID-19, mas, que graças ao trabalho dedicado dos colaboradores da Instituição, a Santa Casa já dispõe de uma Unidade de Cuidados de Isolamento para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Segundo ele, a Unidade está totalmente equipada e com alguns pacientes internados.

As Enfermeiras Danieli Pereira – Coordenadora de Enfermagem do hospital e Gilvania Quadros da Silva – responsável pelo Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Saúde (SCIRA) da Santa Casa explicam detalhadamente como funciona a referida Unidade. Conforme Danieli Pereira a Unidade já está em pleno funcionamento com 14 leitos. A equipe de enfermagem é exclusiva do setor com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) seguindo o protocolo do Ministério da Saúde e da Anvisa. A equipe multidisciplinar é treinada para atender os pacientes em isolamento, sendo composta por: médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, nutricionista, psicóloga, assistente social, técnicos de radiologia e farmacêutica, possuindo ainda a rede de apoio do almoxarifado, higienização, copeiras, manutenção, costura, setor de compras e faturamento. Ela destaca que a Unidade dispõe de rotinas para a segurança dos colaboradores e do paciente. É planejada com área de entrada de material e insumos limpos e área de saída para material contaminado evitando assim infecção cruzada e protegendo os colaboradores e pacientes. Possuí também material para exames como: eletrocardiograma, RX portátil, coleta de exames laboratoriais e gasometria, bem como, dispõe de material para emergência. Danieli enfatiza que na referida Unidade os pacientes não recebem visitas, porém, o boletim médico é feito através da Assistente Social que informa o boletim a família diariamente às 14h, mas que os pacientes poderão usar celular para usufruir sempre que possível da tecnologia para contato com a família. “Atualmente três pacientes se encontram internados naquela Unidade, sendo destes, um com coronavírus confirmado mas em estado de saúde estável e os outros dois suspeitos e aguardando resultados de exames”, disse a enfermeira.

Por sua vez, a enfermeira Gilvania da Silva enfatiza que as equipes de saúde e de setores administrativos e de apoio estão recebendo treinamento e orientações para uso dos EPIs e para as mudanças de fluxos no atendimento dos pacientes. Segundo ela: “A equipe de enfermeiras juntamente com o SCIRAS criou o protocolo para rotina da “Hora Ímpar”, onde, nos horários ímpares, todos os colaboradores, independentemente de qual área realizam a limpeza e desinfecção de áreas de grande contato com as mãos, utilizam produto específico padronizado pela Instituição e EPIs adequados, higienizando áreas como: portas, maçanetas, bancadas, mesas, teclados e telas de computadores, cadeiras, entre outros artigos e móveis onde os colaboradores ou familiares e pacientes tocam com as mãos.

SAIBA MAIS: O paciente é atendido no PA 24 hs ou encaminhado até o Pronto Atendimento pelo Comitê Municipal de Combate ao Coronavírus. Naquele momento, o paciente é atendido pelo médico de plantão e havendo algo suspeito, são realizados exames laboratoriais de sangue; tomografia e Raio X do Tórax. Ocorrendo alterações nos referidos exames e havendo necessidade o paciente é internado na Unidade de Cuidados de Isolamento para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRSG), onde receberá todo o atendimento necessário seguindo o Protocolo do Ministério da Saúde.