Santa Casa realiza atividades de conscientização no “Dia Mundial do Rim” no Centro Clínico

Santa Casa realiza atividades de conscientização no “Dia Mundial do Rim” no Centro Clínico

Sempre na busca incessante na prevenção das mais diversas doenças, a Santa Casa de Caridade de São Gabriel através da equipe multidisciplinar que atua no Centro de Diálise sob a responsabilidade do médico nefrologista – Dr Gérson Barreto de Oliveira, estará coordenando e desenvolvendo relevante atividade na quinta-feira (14/03), no Centro Clínico – situado no térreo do Pronto Atendimento 24 horas.
Conforme o Provedor – Luiz Carlos Venturini Dotto, no final de setembro de 2018, mesmo com uma situação financeira bastante delicada, a Administração do hospital assumiu os Serviços de Diálise que há mais de duas décadas era terceirizado, evitando que os pacientes precisassem se deslocar para outros municípios para serem submetidos ao referido tratamento.
Dotto explica que a equipe do Centro de Diálise no “Dia do Rim” terá como principal objetivo o de informar ao maior número de pessoas sobre os fatores de risco e os mecanismos de prevenção da Doença Renal Crônica (DRC).
Em conversa com o Dr. Gérson Barreto de Oliveira ao lado da Enfermeira Marliza Blini, informaram que durante a ação serão distribuídosdiversos materiais informativos de divulgação sobre a doença, alertando a população sobre a urgência de prevenir e tratar esta doença, pois cerca de 10% da população mundial sofre de algum tipo de doença renal e anualmente milhões de pessoas morrem e milhares precisam de diálise devido a complicações decorrentes de DRC. Segundo ele, atualmente no Centro de Diálise são atendidos cerca de 40 pacientes com idades que variam dos 17 aos 80 anos de idade com três sessões por semana. O médico enfatiza que existem evidências científicas de que a progressão da doença renal pode ser tratada desde que o diagnóstico seja feito a tempo de permitir a adoção de medidas terapêuticas apropriadas. “Precisamos prevenir a doença desde cedo, pois a DRC em crianças afeta o crescimento, o desenvolvimento cerebral e a expectativa de vida. Já nos adultos, ela costuma ser silenciosa e afeta consideravelmente sua qualidade de vida”, afirma o Dr. Gérson.
O médico nefrologista destaca algumas medidas para evitar a DRC, entre elas: não fumar; controle do peso; ingerir bastante água; controle da pressão arterial; não tomar medicamentos sem autorização médica; praticar atividades físicas regularmente e ainda se for diabético ou tiver histórico de diabetes na família deve realizar regularmente o controle da Glicemia (açúcar no sangue). Além do Dr. Gérson Barreto de Oliveira, também integram a equipe multidisciplinar do Centro de Diálise da Santa Casa: a Dra. Laura Rossignolo, uma nutricionista, uma assistente social, uma psicóloga, duas enfermeiras, sete técnicas em enfermagem e mais três funcionários na parte da Manutenção.