Santa Casa participa da 4ª Conferência Municipal de Saúde e terá representantes na 8ª Conferência Estadual de Saúde

Santa Casa participa da 4ª Conferência Municipal de Saúde e terá representantes na 8ª Conferência Estadual de Saúde

Na quinta-feira (21/03), o Provedor da Santa Casa – Luiz Carlos Venturini Dotto esteve presente na abertura oficial da 4ª Conferência Municipal de Saúde realizada no CTG Sentinela do Forte. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Saúde de São Gabriel é presidido pelo fisioterapeuta Vanderlei Somavilla, com o Tema: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Financiamento do SUS”. Além do Provedor, durante todo o dia representaram a Santa Casa os colaboradores: Zenon Rodrigues – Coordenador do Setor de Compras, Mari Isabel Del’Olmo – Coordenadora da Controladoria e Enfermeira Caren Marsico – Coordenadora do Setor de Hemodiálise do hospital.

Conforme Zenon Rodrigues, dentre os eixos centrais de discussão abordados durante a Conferência destacam-se: Os desafios impostos ao financiamento da Saúde nos Estados e Municípios com a Emenda Constitucional n.º 95/2016, a chamada PEC dos Gastos Públicos, que estabeleceu uma perda bilionária para o SUS em 2019, entre outros. Ele salienta que os participantes assistiram palestras sobre “Saúde como direito e Consolidação dos princípios do SUS” ministrada pela farmacêutica Irene Porto Prazeres – representante do Conselho Estadual de Saúde (CES/RS) e “Financiamento adequado e suficiente para o SUS” com o especialista em saúde Leonel Paz Bombach – da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) de Alegrete.

Ao final da Conferência foram eleitos os delegados para a 8ª Conferência Estadual de Saúde, de 24 a 26 de maio, que por sua vez escolherá representantes para a 16ª Conferência Nacional, que transcorre de 4 a 7 de agosto de 2019 em Brasília. Em relação a eleição dos Delegados para a 8ª Conferência Estadual de Saúde foram eleitos três gestores, três trabalhadores em saúde e seis usuários, bem como, seus respectivos suplentes. Dentre os titulares eleitos estão: Mari Isabel Del’Olmo e Caren Marsico como delegadas e Zenon Rodrigues – como usuário um dos representantes dos usuários do SUS.