Se outubro foi o mês rosa, de alerta ao câncer de mama, este mês de novembro a cor predominante será o azul coma campanha de prevenção e de alerta ao câncer de próstata e outros inimigos da saúde masculina.
“Mais uma vez a Santa Casa de Caridade de São Gabriel está inserida nesta campanha”, afirma o Provedor – Luiz Carlos Venturini Dotto. Ele destaca que até o final deste mês, os colaboradores da Instituição, especialmente as Equipes de Enfermagem e Atendimento estarão usando um laço da cor azul junto ao crachá para lembrar esta relevante ação de conscientização dirigida especialmente aos homens, onde o objetivo é de alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.
Conforme o Provedor, a fachada do Pronto Atendimento 24 horas e a frente da entrada principal do hospital receberão uma iluminação especial em apoio a campanha “Novembro Azul” através da instalação de refletores de cor azul próximos às paredes nestes respectivos locais.
O médico urologista – Dr. Paulo Henrique Teixeira – que também é o responsável pelo Serviço Regional de Urologia da Santa Casa de Caridade, atendendo pacientes de 11 municípios que abrangem aproximadamente 500 mil habitantes, enfatiza que além do câncer de próstata, temos ainda o câncer de testículo, doenças sexualmente transmissíveis (DST) e disfunção erétil, entre outras. Ele ressalta que o foco da campanha é conscientizar os homens para que façam o exame de próstata, principalmente aos 50 anos. O urologista explicou ainda que a doença não apresenta sintomas na fase inicial, pois quando o câncer de próstata começa a dar sintomas, a doença já está avançada. Este é o câncer mais frequente entre os homens e com o aumento da longevidade, a incidência da doença aumentou. “Mais da metade dos tumores malignos de próstata aparece nos homens acima de 65 anos de idade”, diz Paulo Henrique, informando que os homens poderão fazer o exame de sangue para que o médico observe o nível da taxa de PSA (Antígeno Prostático-Específico) ou ainda o exame de toque retal.
O médico também orienta que para a realização do exame de sangue, o homem deve estar em jejum de 8 horas e evitar relações sexuais, masturbação, andar de bicicleta ou a cavalo nos três dias anteriores a coleta do sangue.

