Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como “Outubro Rosa”, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Este ano a campanha do Instituto Nacional do Câncer (INCA) tem como tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”.
Em São Gabriel, segundo informações do Provedor da Santa Casa – Luiz Carlos Dotto, são agendadas mensalmente 220 mamografias somente pelo SUS sem contar aquelas que são através de outros convênios.
A Santa Casa dispõe de dois mamógrafos e de duas Técnicas em Radiologia: Denise Figueroa e Sonilda Rosádia. Conforme a Técnica Denise, cada mamografia dura aproximadamente 20 minutos, sendo que os laudos são assinados pelo Dr. Ricardo Coirolo e pela Dra. Luiza Melo e entregues em até 10 dias. Ela destaca que até o últimomês de setembro foram realizadas 1.888 mamografias e para este mês do “Outubro Rosa” somente pelo SUS já estão agendadas 250, exceto as que serão feitas por convênios. Denise Figueroa salienta que somente este ano inúmeras mulheres foram diagnosticadas com suspeita de câncer de mama. Ela pede a colaboração e gentileza das que agendaram mamografia e que não puderem comparecer na data marcada de que comuniquem a desistência, pois infelizmente cerca de 20% delas não comparecem e nem avisam que irão faltar. “Nestes casos ficamos sem poder substituir os horários agendados para que sejam ocupados por outras mulheres que aguardam agendamento”, disse a Técnica.
Já o Provedor Dotto enfatiza que a Santa Casa tem o objetivo de fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença.
A Técnica Denise explica que para as mulheres com idade inferior à 40 anos é necessário no momento do agendamento da mamografia de que apresentem solicitação de seu médico. Para aquelas com idade acima de 40 anos, basta somente comparecer no Setor do Raio X da Santa Casa e apresentar o Cartão do SUS para agendar a mamografia.
SAIBA MAIS:O câncer de mama é um tumor curável, em até 98% dos casos, se detectado na fase inicial, reduzindo significativamente a necessidade da mastectomia (retirada dos seios) tão temida pelas mulheres. Entre as dicas de prevenção, estão: praticar atividades físicas; uma dieta equilibrada que evita o sobrepeso e melhora a qualidade de vida; não fumar e não consumir álcool, entre outras.
Santa Casa desenvolve “Outubro Rosa” e somente em 2018 realizou mais de 1800 mamografias

