Sintomas de virose incluem febre, vômitos e diarreia.

Veja os principais sintomas das viroses, que variam conforme seu tipo
Virose é um quadro clínico que resulta da infecção provocada por algum tipo de vírus. Em teoria, doenças como gripe, dengue e até mesmo a infecção por HIV poderiam ser consideradas viroses já que são provocadas por um vírus.
Porém, na prática, os médicos costumam se referir a viroses quando lidam com infecções do trato respiratório ou gastrointestinal e que duram um tempo determinado, em geral com sinais e sintomas brandos e provável evolução para a cura, sem complicações. Normalmente essa denominação é usada até que se consiga descobrir o agente causador da doença.

Sintomas comuns das viroses

Com essa classificação tão abrangente, existem diversos tipos de sintomas que caracterizam viroses, que normalmente variam conforme o tipo de vírus e as regiões do corpo que eles costumam afetar. Podemos dividir as viroses em dois grupos: as viroses gastrointestinais e as respiratórias:

Sintomas de viroses gastrointestinais

As viroses gastrointestinais são muitos comuns no verão e costumam atacar o sistema digestivo e tem como principal sintoma a diarreia, que pode durar de três a sete dias. Essas diarreias podem ser acompanhadas de:
– Vômito
– Febre
– Dor abdominal
– Febre
– Dor abdominal

Sintomas de viroses respiratórias

As viroses respiratórias normalmente são causadas pelos vírus da gripe (influenza) e também os vírus que causam resfriados comuns. Elas normalmente causam sintomas clássicos do sistema respiratório, como:
– Febre baixa
– Congestão nasal
– Corrimento nasal claro como água
– Garganta irritada e com dor
– Espirros
– Dores no corpo
– Dor de cabeça
– Inchaço dos gânglios.

Sintomas específicos de algumas viroses

Doenças como a dengue, febre chikungunya, Zika vírus, malária e febre amarela também são viroses e costumam ter sintomas específicos que ajudam a diferenciá-las de outras doenças causadas por vírus, como:
– Manchas na pele, caso da dengue e Zika vírus
– Dores fortes nas articulações, como na febre chikungunya e febre Mayaro
– Calafrios e ligeira rigidez na nuca, comuns na malária
– Pele amarelada (icterícia) e hemorragias, característicos da febre amarela.

Quanto tempo duram os sintomas?

As viroses costumam ser autolimitadas, ou seja, têm sintomas que duram um período curto de tempo e se curam espontaneamente, entre cinco e 10 dias. Muitas vezes os sintomas de viroses podem ser simples e não levam a pessoa ao médico. O ideal é buscar ajuda se os sintomas estão atrapalhando seu dia a dia, se intensificam e não melhoram mesmo com medicações.

Como saber se é uma virose?

O diagnóstico de uma virose é feito com base no exame clínico dos sintomas e histórico do paciente e pedidos de exames conforme as suspeitas do médico. Algumas viroses podem ter seu agente causador identificado pela sorologia específica, mas nem todas elas possuem esse tipo de exame.
Normalmente, quando o paciente é diagnosticado com uma virose, o hemograma mostra um aumento nos linfócitos.

Dá para curar uma virose mais rápido?

O tratamento das viroses normalmente consiste em tratar e minimizar seus sintomas, já que existem poucos medicamentos para os vírus em si. O tratamento dos sintomas normalmente envolve remédios para redução da febre e melhora da dor, além de orientações gerais de saúde.
No entanto, cuidados em casa podem ajudar no prognóstico e ajudam os sintomas a se aliviarem mais rapidamente. São eles:
– Hidratação constante
– Repouso
– Alimentação saudável e leve
– Uso dos medicamentos indicados pelo médico
– Evitar ir a locais com muitas pessoas para evitar a transmissão, como escola, trabalho, transporte público, etc.
– Evitar compartilhar talheres e copos com pessoas de casa.

Como tratar virose? Repouso e hidratação são importantes

Os sintomas mais comuns das viroses gastrointestinais são febre, diarreia, vômito e dor abdominal, enquanto as viroses respiratórias apresentam febre, corisa, espirros e, às vezes, dores no corpo.
Além do tratamento para os sintomas, cuidados em casa podem ajudar os sintomas a serem aliados mais rapidamente, pois auxiliam no funcionamento do sistema imunológico. São eles:
– Hidratação constante
– Repouso
– Alimentação saudável e leve
– Uso dos medicamentos indicados pelo médico
– Evitar ir a locais com muitas pessoas para evitar a transmissão, como escola, trabalho, transporte público, e etc.
– Evitar compartilhar talheres e copos com pessoas de casa.
– Em casos de pessoas com diarreia e vômitos, é importante a reidratação com soro caseiro, que além de repor os líquidos também traz minerais que costumam ser perdidos nesses quadros.

Quando ir ao médico devido a uma virose?

Pessoas com sistema imunológico mais fragilizado também tem mais chances de se infectarem e manifestarem sintomas de viroses, como crianças, idosos, pessoas com HIV e que passam por quimioterapia também devem buscar um médico quando apresentarem sintomas típicos de viroses, como febre, vômito e diarreia

Complicações das viroses

As viroses mais simples e comuns não trazem complicações. No entanto, existem diversas doenças virais mais graves e trazem sequelas, como o pólio, HIV, ebola. Sabemos também que as arboviroses podem trazer algumas complicações graves em alguns casos, como a síndrome de Guillain-Barré e o Zika vírus.

Fonte: Site Minha Vida